quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Rubem Alves Aponta Algumas Questões Fundamentais Que Devem Ser Discutidas Em Educação

Aponta que uma das regras da educação é ensinar a ver, ou seja, o professor deve pôr em sala de aula assuntos relevantes, apontar ao aluno e deixá-lo buscar resposta para tal questionamento;
Deixa claro que um dos fundamentos da educação é fazer com que as crianças ame a natureza, tenha o senso de valorização ao meio em que vive;
Enfatiza que a leitura deveria ser mais clara, pois os livros têm sido colocados como forma de “decoreba”, em que a criança apenas lê para memorizar para fazer uma prova ou apresentar um trabalho e logo depois é esquecido o que foi lido, devido o conteúdo do livro ter sido elaborado com muitas palavras difíceis e sem muita interpretação clara e lógica;
Assuntos devem ser abordados com a curiosidade, ou seja, ele exemplifica quando perguntou às crianças quando se vai ao banheiro a faz as necessidades fisiológicas ( fezes ) que para onde vai, e as crianças cada uma procurou dentro do seu conhecimento responder para variados locais, como para rios, lagos ou mares; portando isso provocou a busca do conhecimento do assunto;
Deixa claro que a educação perdeu aquele devido valor, na qual o ministério da educação tem se preocupado apenas passar o aluno de ano, não tem se preocupado colocar o alunado a pensar, raciocinar, pesquisar ou discutir assuntos, projetos ou trabalhos; ajudar o alunado a pensar deve ser algo importante na educação;
O educador deve aprender se envolver com as crianças, pois ele relatou exemplificando pela sua filha que foi para creche e quando voltou ele perguntou o que achou da professora, ela disse de forma curta e objetiva: “ela grita”, ou seja, a criança sentiu que o educador não expressa paciência, não se envolve com o ambiente educacional, não produz a empatia com as crianças, falta compreensão de que elas são assim mesmo inquietas, conversam muito, agitam muito, porém o educador tem a possibilidade de se envolver com o momento e contornar demonstrando coisas que chamem atenção das crianças, portanto elas requer algo que lhes causem interesse e atenção, como por exemplo fazer leituras com figuras representativas ou gravuras e aquilo causará um momento de admiração pelas crianças, elas vão fantasiar ou imaginar cada fato apresentado;
Para ele a leitura deve ser mais valorizada, que para ler deve ter um preparo, assim como um pianista se prepara para um concerto, o leito deve se preparar para o que vai ler, ou seja, primeiro tem que gerar um interesse não uma obrigação, tem que despertar a imaginação, tem que acontecer no momento um “contador de história”, uma leitura valorizada faz da alma um local enriquecido de conhecimentos;
O educador tem que aprender apresentar o conteúdo com fundamento de utilidade atual, não para utilidade pra qualquer outro momento da vida, então o alunado acredita que aquele conteúdo não terá grande importância na sua vida, acaba deixando de lado tais conteúdos; o educador deve por sua parte despertar a clareza de que todo assunto será usado no dia a dia, não pra qualquer outro dia;
O educador tem que aprender a ser aluno dos alunos, ou seja, ensinar e aprender ao mesmo tempo.

ENVIE TELEMENSAGENS VIRTUAIS ON LINE, VOCÊ ESCUTA A TELEMENSAGEM NA HORA E ENVIA QUAL DESEJAR, O SISTEMA É REVOLUCIONÁRIO. ENVIE PARA UMA PESSOA ESPECIAL, VÁRIOS TEMAS!!! ESTA É A MAIOR NOVIDADE DA INTERNET, QUE FACILITA SUA VIDA. ACESSE:
http://www.clubesdv.com/dtop

Nenhum comentário:

Postar um comentário